domingo, 14 de dezembro de 2008

Andrea Motta do Blog Leio o Mundo Assim...

.

http://leioomundoassim.blogspot.com/
.

.

A editora do blog Interlúdio , sugeriu há algum tempo uma nova blogagem coletiva, Interlúdio com Florbela , cujo objetivo é homenagear a poetisa portuguesa Florbela Espanca, nascida em 8 de dezembro de 1894 e morta em 1930.
.
Ser poeta
.
Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!
.
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
.
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
é condensar o mundo num só grito!
.
E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!
.
Os versos que te fiz
.
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que a minha boca tem pra te dizer !
São talhados em mármore de Paros
Cinzelados por mim pra te oferecer.
.
Têm dolência de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder ...
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer !
.
Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda ...
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz !
.
Amo-te tanto ! E nunca te beijei ...
E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz!
.
Eu ...
.
Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho,
e desta sorteSou a crucificada ... a dolorida ...
.
Sombra de névoa tênue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!...
.
Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...
.
Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver,
E que nunca na vida me encontrou!
.



Florbela Espanca, poetisa portuguesa da cidade Vila Viçosa, no Alentejo, nasceu em 8 de dezembro de 1894 e morreu em 1930 de causa desconhecida. Era filha de Antónia da Conceição Lobo e João Maria Espanca. Não se sabe o motivo, mas somente foi perfilhada por João 19 anos após sua morte, apesar de ter sido educada por ele e pela madrasta, após a morte da mãe . Em sua certidão de nascimento constava ser "filha de pai incógnito", assim como o irmão Apeles Espanca. É uma das principais autoras portuguesas do início do século XX.
.
Florbela graduou-se em Letras e Direito. Durante sua segunda graduação teve contato com importantes intelectuais e publicou sua primeira obra: Livro de Mágoas. Sua obra não apresenta características que a possam fixar em um momento literário específico, mas é pode-se notar que a poetisa faz uma obra de cunho confessional que a aproxima de uma corrente romântica .
.

Nenhum comentário: