domingo, 28 de dezembro de 2008

Regina Ramão do Blog Brisa do Sul

.


http://brisa-do-sul.blogspot.com/

.
Florbela - a alma feminina em forma de poesia
.
.
Conceito da poesia de Florbela Espanca
.
Segundo Maria Lúcia Dal Farra: "Bíblia de inicição amorosa, dicionário das vicissitudes da mulher, livro-de-horas da dor."Assim como os mais brilhantes artistas plásticos, a poetisa portuguesa Florbela Espanca só obtém reconhecimento após a sua morte. Florbela suicidou-se em oito de dezembro de 1930, no último registro de seu diário, no dia dois de dezembro consta a única frase: "E não haver gestos novos nem palavras novas."Florbela transformou toda a angústia da maioria das mulheres, a virtude-vício de 'amar demais', em belíssimos poemas.Da sua antologia, edição da Martins Fontes, 1996, extraio um dos sonetos que embalam minha alma:
.
Em Busca do Amor
.
O meu Destino disse-me a chorar:
“Pela estrada da Vida vai andando,
E, aos que vires passar, interrogando
Acerca do Amor, que hás-de encontrar.”
.
Fui pela estrada a rir e a cantar
As contas do meu sonho desfiando…
E a noite e dia, à chuva e ao luar,
Fui sempre caminhando e perguntando…
.
Mesmo a um velho eu perguntei:
“Velhinho,viste o Amor acaso em teu caminho?”
E o velho estremeceu… olhou…e riu…
.
Agora pela estrada, já cansados,
Voltam todos pra trás desanimados…
E eu paro a murmurar: “Ninguém o viu!…”
.
Florbela Espanca - Livro de Mágoas
.
Este post faz parte da Blogagem Coletiva Interlúdio com Florbela, promovido pelo Blog Interlúdio.
.

Nenhum comentário: