domingo, 21 de dezembro de 2008

Lucy Lacei do Blog Hippos

.

http://hippopotamo.blogspot.com/
.
.
Interludido Com Florbela, e um incentivo da Flor/Dalva do blog Interludio.Flor/Dalva, tem outro blog - Infinito particular.
.

.
Florbela Espanca (Vila Viçosa, 8 de Dezembro de 1894Matosinhos, 8 de Dezembro de 1930), batizada com o nome Flor Bela de Alma da Conceição Espanca, foi uma poetisa portuguesa.Filha de Antônia da Conceição Lobo, empregada de João Maria Espanca, que não a reconheceu como filha.
.
Porém com a morte de Antónia em 1908, João e sua mulher Maria Espanca criaram a menina.
O pai só reconheceria a paternidade muitos anos após a morte de Florbela.Em 1903 Florbela Espanca escreveu o primeiro poema de que temos conhecimento, A Vida e a Morte.
.
Casou-se no dia de seu aniversário em 1913, com Alberto Moutinho. Concluiu um curso de Letras em 1917, inscrevendo-se a seguir no curso de Direito, sendo a primeira mulher a frequentar este curso na Universidade de Lisboa.Sofreu um aborto involuntário em 1919, ano em que publicaria o Livro de Mágoas. É nessa época que Florbela começa a apresentar sintomas mais sérios de desequilíbrio mental.
Em 1921 separou-se de Alberto Moutinho, passando a encarar o preconceito social decorrente disso.
No ano seguinte casou-se pela segunda vez, com António Guimarães.O Livro de Soror Saudade é publicado em 1923.
Florbela sofreu novo aborto, e seu marido pediu o divórcio.
Em 1925 casou-se pela terceira vez, com Mário Laje.
A morte do irmão, Apeles (num acidente de avião), abala-a gravemente e inspira-a para a escrita de As Máscaras do Destino.
Tentou o suicídio por duas vezes em Outubro e Novembro de 1930, às vésperas da publicação de sua obra-prima, Charneca em Flor.
Após o diagnóstico de um edema pulmonar, suicida-se no dia do seu aniversário, 8 de Dezembro de 1930, utilizando uma dose elevada de veronal.
Charneca em Flor viria a ser publicado em Janeiro de 1931.
Precursora do movimento feminista em Portugal, teve uma vida tumultuada, inquieta, transformando seus sofrimentos íntimos em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização e feminilidade.
.
Poesias de Florbela Aqui
.
Este post faz parte da Blogagem Coletiva Interlúdio com Florbela promovida pelo Blog Interlúdio.
.

Nenhum comentário: